Recursos de uma Associação de Moradores
Bem, algumas Associações de Moradores conseguem recursos para realizar sua finalidade.
De forma geral, depois de constituídas buscam um espaço físico para realizar suas atividades. Este espaço físico pode vir na forma de doação de pessoa física (dificílimo de conseguir), cedido pela Prefeitura que usa terras do município para o uso da entidade, via de regra na forma de Cessão do Direito de Uso. Isto quer dizer que a Associação não será dona do terreno mas o usará para determinado fim social, definido no Decreto que o instituir. Neste caso a AM terá que provar a utilidade pública da entidade. Aí não tem jeito: para conseguir uma sede, os membros desta associação terão que localizar um terreno para indicar ao poder público seu interesse em ocupá-lo. Depois deve encaminhar um pedido ao Prefeito que, por Decreto fará a Cessão do Direito de Uso que ainda deve ser aprovado pela Câmara Municipal.
Tipos de Recursos de uma Associação de Moradores:
Contribuição dos Moradores (Associados) – para isto a Associação terá que recolher os valores dos moradores interessados em doar. Ter conta corrente, emitir boletos de cobrança ou mesmo recibos.
Taxas: Cobradas pelo uso de determinado bem da Associação. Ex. Campo de Futebol, aluguel para eventos.
Doações: Materiais, mesas, etc.
Arrecadações com festas, bingos (ops, bingo é considerado contravenção penal e alguns municípios são pouco tolerantes com ele).
Convênios: Com entidades públicas.
Aqui cabe uma ressalva: As Associações de Moradores podem conseguir o título de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal junto ao poder executivo ou Câmara Legislativa dos competentes órgãos. Para Utilidade Pública Municipal, prefeito ou Câmara de Vereadores podem reconhecê-la com tal. Para Utilidade Pública Estadual, o governador (decreto) ou o Legislativo.
Algumas pessoas confundem Utilidade Pública com a capacidade de oferecer isenção fiscal para empresas que façam doações. Não é isto. Portanto, não queira sair batendo na porta das empresas oferecendo isenção de impostos só porque a entidade tem o título de Utilidade Pública.
A Utilidade Pública é um título conferido a uma entidade que permite a ela receber verbas públicas para desenvolver ações com determinada finalidade social. Portanto, uma Associação que receba o título de Utilidade Pública Municipal pode receber verbas do Município desde que apresente as condições necessárias para recebê-lo. Via de regra, quando há na Associação atividades relativas ao esporte, saúde, etc, que beneficiem os moradores de uma localidade.
O alcance destes benefícios é definido em Lei Municipal, variando sua abrangência em cada município que, é claro, define as prioridades de investimento.
A Utilidade Púbica permite também que doações de materiais do próprio Estado sejam repassadas a esta entidade. Por exemplo, computadores usados. No caso de utilidade pública federal, até mesmo doação de produtos presos pela Receita Federal que estejam dentro da finalidade da Associação.
E não se esqueça, para receber o título de Utilidade Pública, os membros da Associação não podem ser remunerados. Ainda, após conseguir o Título de Utilidade Pública deve-se prestar contas anualmente do balanço da entidade ao Legislativo, sob pena de perder a titularidade.
23 de Fevereiro de 2010 às 23:32 |
olá amigos eu gostaria de saber como faço para receber os Titulos e como devo proceder como tla obrigado
21 de Abril de 2010 às 22:54 |
OI, sou presidente de uma associação de moradores em Jaguarão-RS,estamos começando agora e toda a ajuda é bem vinda.
30 de Abril de 2010 às 11:26 |
Ola amigo obrigada vcs mim ajudaram muito, sou da cidade de juazeiro ba,e sou presendente de uma associação de moradores, e estou buscado ajuda de pessoas mais esperiente pra eu fazer um bom trablhor pra minha comunidade tb gostaria de sabe de vcs , sobre alguem recursos pra reforma de associação demoradores pois temos uma raei muito boa, esta sede foi feita com ajuda da comunidade e ela esta muita antiga e esta presizado de boa boa recupresação e 2 gostaria de saber de vcs sobre mutas que vem da receita federal sobrea as muntas da na entrega da desclaraçores, pois muitos não entragaram e esta vendo conbraça isto e coreto? obrigada?
10 de Maio de 2010 às 13:59 |
Corretíssimo Givaldino. A entidades associativas que possuem CNPJ, devem declarar seu imposto todo ano, mesmo que não haja movimentação financeira.
Neste caso, basta apresentar a Declaração de Imposto mostrando que não houve movimentação.
Nossa Associação já foi multada 3 vezes em gestões anteriores por não apresentar a declaração de imposto.
Quanto aos recursos: Existem diversas fontes de recursos (Municipais, Estaduais e Federais). Para conseguir recursos municipais normalmente deve-se apresentar um projeto mostrando aonde e como se pretende investir os recursos,e enviar este projeto para Câmara Municipal aprovar. O mesmo pode ser feito com Secretarias do Esporte, Cultura. Estas secretarias muitas vezes tem recursos que não são usados.
Obs. Os municípios dificilmente tem verba já prevista para Associações de Moradores. Deve-se criar projetos para que verbas da Cultura, Esporte, Saúde, Meio Ambiente, cheguem para as Associações.
1 de Maio de 2010 às 23:30 |
oi tbem sou presidente de uma entidade nao tenho espaço físico kal seria meu primeiro passo para adiquiri este espaço por meio de veba da prefeitura o terreno tenho en vista muito obrigado
10 de Maio de 2010 às 13:53 |
Caro Ranieri,
O primeiro paço é estar com toda documentação da entidade em ordem. Estatuto e registro.
A aquisição de um terreno ou espaço físico é uma decisão política, portanto, deve-se solicitar ao prefeito ou Câmara de Vereadores, que através de Decreto-Lei fará a concessão. A prefeitura faz uma doação de Direito de Uso. Ou seja, o terreno continua sendo da prefeitura, porém o Direito Real de Uso é da entidade.
Normalmente, este espaço quem deve ir atrás é a própria associação, encontrando um terreno que seja de preferência público. Se for terreno privado, envolve desapropriação, etc. o que é bem mais demorado.
9 de Maio de 2010 às 20:43 |
não sei como tornar a associação de moradores uma utilidade publica
10 de Maio de 2010 às 13:49 |
Caro José Paiva, publiquei um resumo dos Títulos de Utilidade Pública Municipal – Estadual e Municipal no blog.
Os títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual pode ser requeridos através das Câmaras Legislativas, Municipal e Estadual, já o título de utilidade pública federal, através do Ministério da Justiça.
10 de Maio de 2010 às 2:21 |
olá amigos gostaria de saber passo a paso para obter este titulo pois estou na Zona Rural e como Proceder para ter estes Titulos Obrigado
10 de Maio de 2010 às 13:48 |
Caro José Paiva, publiquei um resumo dos Títulos de Utilidade Pública Municipal – Estadual e Municipal no blog.
Os títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual pode ser requeridos através das Câmaras Legislativas, Municipal e Estadual, já o título de utilidade pública federal, através do Ministério da Justiça.
24 de Maio de 2010 às 15:07 |
Na decada de 90 fundamos uma Associação de Moradores onde eu fui o primeiro presidente, só que em tres anos eu me afastei, passei toda a documentação para outra pessoa que era tambem uma associada na qual ficou incubida de assumir a presidencia, tivemos uma reunião e na presença da maioria dos associados eu entreguei toda documentação e os presentes assinaram o livro de presença e esta “que disse que iria assumir não assumiu” e ate hoje meu nome esta como presidente como devo da baixa em meu nome, pois não sei mais onde estão todo os documento e esta pessoa que iria assumir não mora mais lá. Hoje estou com medo de alguem usufluir da mesma em má fé que possa me prejudicar, se possivel mande resposta com urgencia desde já agradeço a atenção e ficarei aguardando uma resposta.
Sds.
24 de Maio de 2010 às 17:18 |
Joel, consultamos uma das pessoas que entende do lado jurídico das associações que nos repassou a seguinte informação:
Se a pessoa que deveria assumir não assumiu você deve retomar a associação com presidente.
Juridicamente, esta pessoa que deveria assumir, só passa a ser o novo presidente da entidade se assinou o livro Ata ou a Ata de posse. Se não assinou, você continua a ser o responsável pela entidade.
Se assinou, você pode solicitar que o vice-presidente, ou Diretores que assumiram eu seu lugar, apresentem a documentação existente e alguém desta nova administração deve assumir de fato. Esta solicitação deve ser feita por escrito (um ofício simples) para não trazer prejuízo a você mais tarde.
Caso isto não aconteça, busque a solução através do Ministério Público de sua cidade. Ele tem força jurídica para solucionar o problema.
Se você voltar a assumir a associação deve fazê-lo convocando uma Assembléia dos Associados e colocando a questão em pauta, qual seja, o abandono do cargo pelo presidente. Nesta reunião você pode assumir novamente a entidade ou colocar o cargo em vacância para que outro o faça. Uma vez feito isto, você deve colocar a decisão em ATA desta Assembléia e registrá-la em cartório.
Outra dica: Documentos de Associação ficam de posse do responsável que deve zelar pela sua conservação. Se houve sumiço dos documentos sem que haja justificativa, você pode ir a uma delegacia de polícia e declarar o furto dos mesmos.
Feito isto, se sua associação tiver CNPJ consulte a situação fiscal da mesma, se foram apresentadas as declarações dos anos anteriores.
Qualquer dúvida, basta postá-la.
26 de Maio de 2010 às 16:54 |
Se vc quer informações de como conseguir doações da Receita Federal do Brasil, basta acessar o seguinte site: – http://www.receita.fazenda.gov.br Neste site tem todas as informações que vc precisa, mas, somente são contempladas as entidades de fins filantrópicos que apresentam uma boa justificativa: – ” As doações estão embasadas na utilização do bem.” O trâmite da doação dura de seis meses a um ano, segundo, MD Delegado substituto de Foz do Iguaçú-Pr, Dr. Rafael Rodrigues Dalzan, doa-se carros, õnibus, eletrônicos, computadores, e, para os bens como alimentos e outros há uma nova lei que agiliza sua doação para evitar sua perda pelo decurso de tempo.
26 de Maio de 2010 às 18:20 |
Dr. Devenir, agradeço sua informação. Nós da Associação de Moradores da Praia dos Amores de Balneário Camboriu temos a intenção de implantar projetos de educação que necessitam destes recursos.
10 de Julho de 2010 às 23:49 |
associaçao pro_melhoramento do conjunto miguel gustavo.Senador Camara.nossa comunidade e muito carente,os governantes nao colocarao aqui um unico projeto social,na maior favela do rio de janeiro.mas nos vamos em frente.temos atualmente tres projetos da propia associaçao.e estamos buscando parcerias para fortalecer os trabalhos.nosso imail;nammiguelgustavo@hotmail.com.br.
17 de Julho de 2010 às 23:11 |
eu gostaria de saber como eu faço para conseguir recursos para pessoas carente,porque tou com uma associaçao eu gostaria que ela funciona-se para o beneficio da cumunidade?
20 de Setembro de 2010 às 11:35 |
Legal ,ate hoje eu nao considerava o bingo em associaçao como jogo de azar,sobre a arrecadaçao em pedir em porta em porta ,nao ha necessidade se o presidente fazer um bom trabalho(oferecendo projetos sociais a comunidade) sendo uma vez este o interese de uma associaçao em trabalhar pela cominidade e buscando verbas junto ao legislativo,
Sidnei de Miranda mafra s/c
24 de Setembro de 2010 às 1:11 |
quero trazer mas patrocinio para nossa associaçao amigos do bairro jaguari como fasso para receber doação pra nossa comunidade tao carente de recursos gostaria de fazer geraçoa de captaçao de renda para familias e fazer parceria com a prefeitura da nossa cidade pra fazer uma creche para as crianças assim suas maes poderiim trabalhar e ajudar na renda familiar e creser e economia local
25 de Setembro de 2010 às 17:08 |
Olá, amigos, sou Presidente da Associação de Moradores do Residencial Costa Brasil. Achei muito útil este blog, haja vista que muitos líderes de Associação de Moradores tem uma enorme boa vontade de melhorar sua Comunidade com projetos sociais diversos, entretanto não possuem o conhecimento dos trâmites legais, burocráticos, que regem uma Associação de Moradores. Acabei de registrar nossa AMRCBr.-Estatuto Social, Certidão, Ata de Constituição Eleição e Posse da Diretoria e Conselho Fiscal, agora irei dar entrada na Receita Federal em busca do CNPJ para, logo após correr atrás de recursos financeiros com Projetos Sociais em mãos. Sobre isso é bom acessar a COEP-www.coepbrasil.org.br
3 de Outubro de 2010 às 18:22 |
Quero saber como posso buscar fundos para construção de um ginasio de esporte médio em minha localidade que é distrito. Vejo que os jovens e crianças e, também idosos não tem um espaço deste. A ociosidade faz c
om que o nivel de alcool entre jovens aumenta significativamente.
Nossa entidade é sem fins lucrativos.
7 de Outubro de 2010 às 15:26 |
em um Estado(NATAL/PARNAMIRIM),onde a politica é alavanca para tudo,mesmo quando existem pessoas querendo fazer o bem,barreiras são inevitáveis.Nossa associação tem um presidente que não sabe nem o porq está lá,apenas caiu de paraqueda jogado por interreses politicos e agora a comunidade quer tirar lo, e o departamento juridico,não quer liberar as documentações para uma nova eleição,já que no estatuto as eleições são de 2 em 2 anos.
O QUE LEGALMENTE PODEMOS FAZER?
7 de Outubro de 2010 às 15:56 |
Cara Mara, juridicamente vocês tem que ter uma base legal (um argumento jurídico amparado na lei) para solicitar a destituição do atual presidente da Associação. Realmente não é simples, até porque deve-se ter em mente que o presidente também tem seus argumentos para continuar sua gestão.Se vocês tem realmente, algum indício de má gestão de recursos, ou outro argumento que vá contra o estatuto da associação, acredito que a primeira coisa que devam fazer é encaminhar um pedido ao Ministério Público Estadual para que intervenha junto à Associação. Basicamente o MP irá analisar a sua soliticação, vendo se ela tem amparo legal e, havendo indícios que a Associação está tendo uma gestão conflitante com os interesse do Bairro, chamar o presidente para explicações.
Para isto seria interessante vocês terem o Estatuto da Associação em mãos. Peçam cópia do Estatuto formalmente, via ofício encaminhado ao presidente da Associação. Se este não responder, o MP irá solicitar posteriormente o estatuto.
Quanto mais gente assinar este documento ao Ministério Público, melhor. Pode ser um documento simples, endereçado à procuradoria do MP, informando a situação e verificação do MP.
Confiem no trabalho do Ministério Público, que é por definição, fiscal da lei e costuma realizar um bom trabalho.
24 de Outubro de 2010 às 0:10 |
BOA NOITE .GOSTARIA D SABER SE ALEM DO IMP. RENDA, HA MAIS ALGUM IMPOSTO QUE A ASSOCIACAO E OBRIGADA A DECLARAR? GOSTARIA TAMBEM DE TROCAR EXPERIENCIA COM OUTROS ,DIS CUTIR SOBRE PROJETOS /PROBLEMAS/ SOLUCOES.
28 de Outubro de 2010 às 1:40 |
Boa noite, gostaria de saber se a camara pode fazer um projeto de lei versando sobre concessao de direito real de uso de terreno ou imovel publico ainda nao determinado pedido geral ou se para cada associacao de um bairro tem que ser um projeto separadamente. Obrigada
5 de Novembro de 2010 às 12:30 |
Estava procurando informação sobre Utilidade Publica para a associação de moradores e para que serve , resumindo gostei muito das informações contidas neste site ,Parabens ao Sr° Pedro por se Dedicar as pessoas com tanta Atenção e praticamente colocando uma luz para os Presidentes das associações que estão procurando da melhor maneira resolver os problemas que enfrentam em seus municipios isso que é ser um cidadão que pratica a cidadania para o bem comun.
Abraços .
Fausto Peres
Sorocaba/sp
20 de Novembro de 2010 às 14:29 |
—–olá sou Gilson presidente da Associaçao DE MORADORES DO BAIRRO BACABA ….
GOSTARIA QUE VCS ME ENSINASSE AS FONTES DE RECURSOS PARA ASSOCIAÇAÕ
2 de Dezembro de 2010 às 2:34 |
Pedro Washigton gostei muito de vc por ser uma pessoa esclarecida quanto ao assunto referente a associaçao. gostari de sabe se pode informar quais os orgãos que podemos reividica cestas basica para pessoas carente ,roupa entre outras coisa
22 de Dezembro de 2010 às 11:59 |
oLÁ AMIGOS! MEU NOME É JOÃO DANIEL HELKO SOU VICE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA PRAIA GRANDE – SÃO FRANCISCO DO SUL-SC, GOSTARIA DE SABER COMO PROCEDER PARA A CRIAÇÃO DE UM SITE DA NOSSA ASSOCIAÇÃO, POIS CREIO QUE COM A DIVULGAÇÃO DE NOSSAS ATIVIDADES ESTA ASSOCIAÇÃO TERA MAIS EXITO EM SUAS AÇÕES SOCIAIS E NA BUSCA DE RECURSOS PARA DESENVOLVIMENTO SOCIAL/ECONOMICO DESTE BAIRRO E COMO CONSEQUENCIA DE SEUS MORADORES.
ATT.
27 de Dezembro de 2010 às 19:05 |
Caro João, a internet realmente é um ótimo mecanismo de divulgação. A opção fácil e sem complicação para você divulgar as atividades da associação é através de um blog como este nosso aqui.
Há duas opções boas para publicação de blogs: o próprio wordpress onde este blog está publicado e o blogspot.com.
Basta acessar a página principal do blog, criar um usuário e iniciar a publicação de suas atividades. Não esqueça de divulgar o blog para os emails dos associados, e, se possível, colocar cartazes no bairro indicando o blog.
http://wordpress.com/ ou http://blogspot.com
2 de Janeiro de 2011 às 11:45 |
GOSTARIA DE SABER QUAL NÚMERO DE MORADORES DE UM BAIRRO, É NECESSÁRIO TER PARA QUE UMA ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO POSSA EXIGIR DO PODER PÚBLICO LOCAL UMA CRÉCHE E SE PODE JUNTAR O NÚMERO DE MORADORES DE DOIS BAIRROS PRÓXIMOS?
DESDE JÁ AGRADEÇO.
24 de Janeiro de 2011 às 17:54 |
Cara Jane, não há limite de moradores para exigir uma creche, e se ela atende bairros próximos pode haver mobilização de todas as associações.
A implantação de uma creche, via de regra, obedece critérios políticos. Ou seja, fazemos ou não fazemos de acordo com o planejamento da prefeitura e vontade política.
A solicitação deve ser encaminhada, por ofício, ao prefeito ou ao secretário da Educação.
Aí tem a possibilidade de juntar a maior quantidade possível de pessoas, assinaturas, etc e fazer pressão na prefeitura e nos vereadores.
5 de Janeiro de 2011 às 10:10 |
olá faça parte da comunidade de uma associação de moradores gostaria que me ajudasse a como fazer a distriduição dos ganhos poucos participam da entidade mas querem ganhar como faço me oriente. obrigado
24 de Janeiro de 2011 às 17:56 |
Patrícia, não entendi. A sua Associação de Moradores tem lucro? E este lucro é dividido entre os moradores? Normalmente, uma associação de moradores não tem lucro. Pode até ter receita, mas lucro é coisa raríssima.
1 de Fevereiro de 2011 às 1:35 |
Boa noite!Sou presidente de uma Associação Comunitária e na minha cidade existe um terreno que esta praticamente abandonado, já foi a leilão mais não foi vendido ,pertence ao Departamento de Estrada e Rodagem- DER de Minas Gerais. Associação vai fazer em março/2011 um ano de existência, posso pedir a doação deste terreno para construir a sede da Associação.
25 de Fevereiro de 2011 às 19:51 |
como posso tornar uma associação de utilidade pública municipal,estadual e federal, qual entidades devo procurar?
26 de Fevereiro de 2011 às 12:30 |
Caro João Bosco, segue o texto publicado anteriormente:
UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL
A concessão de utilidade pública municipal é feita através de Decreto do Poder Executivo, mediante requerimento da Câmara de Vereadores, (solicita-se ao Presidente da Câmara de Vereadores que dê entrada no pleito, acompanhado dos documentos que comprovam a existência da Entidade, tais como: Estatuto registrado, Ata que elegeu a última Diretoria e Atestado de Funcionamento). Alguns municípios brasileiros permitem que o chefe do executivo (Prefeito) também solicite a Utilidade Pública de uma instituição, encaminhando a solicitação para a Câmara Municipal.
A concessão de utilidade pública estadual é feita através de Decreto do Poder Executivo, mediante requerimento da Assembléia Legislativa, (solicita-se ao Presidente da Câmara dos Deputados com os mesmos documentos referidos acima).
A concessão de utilidade pública federal é feita através de Decreto do Poder Executivo, mediante requerimento processado pelo Ministério da Justiça. Os procedimentos para solicitar este título, estão contidos no site do Ministério da Justiça.
Como decorrência do reconhecimento de utilidade pública federal, a entidade assumirá a obrigação de apresentar anualmente, até 30 de abril, ao Ministério da Justiça, relatório circunstanciado dos serviços prestados à coletividade no ano civil anterior.
7 de Março de 2011 às 0:09 |
muito bom,gostaria de parabenizar pelo trabalho de ajuda aos q nescessitam de luz juridica, jesus te abençoe!
20 de Março de 2011 às 1:20 |
Fui eleita Presidente de bairro da minha comunidade, pequeno municipio de uma
Cidade que fica as margens do Rio São Francisco. Neópolis/Se.
Estou precisando de algumas orientaçãões, se possivel envi em meu endereço
eletronico, certo de conta c sua ajuda ja agradeço
Att. Cristiane V. Barbosa
5 de Abril de 2011 às 17:05 |
Cara Cristiane, no blog há diversos tópicos respondidos sobre quase todos os assuntos. Tendo alguma dúvida específica, pode nos encaminhar.
2 de Abril de 2011 às 16:12 |
QUERO SABER SER PREFEITURA E OBRIGADO A PAGAR DE LUZ E DE AGUA DA ADMINISTRAÇAO PASSADO .SER EXISTE ALGUMA VERBA PARA ASSOCIÇAO.
10 de Abril de 2011 às 23:46 |
Olá gostaria de saber se existe algum repase municipal para as associaçõe, e como fazemos para mante-las.
15 de Abril de 2011 às 2:01 |
Olá Geraldo, os municípios normalmente não tem repasses para as associações. Eles tem repasses para projetos. Por exemplo, escolinhas de futebol sociais (sem fins lucrativos).
Mas para saber quais são as áreas que o município incentiva você vai terá que ir pessoalmente na prefeitura e, na maioria das vezes, fazer uma via sacra nas Secretarias (Esporte, Educação, etc) para ver quem tem verba disponível e para que tipo de projeto.
Outra possibilidade é conseguir que algum vereador encaminhe um pedido formal para auxílio a determinado projeto.
Por isto, a vida dos membros das associações é 90% pernas e 10% cabeça.
13 de Abril de 2011 às 19:27 |
Oi
Estou para me tornar o proximo presidente da associação de moradores do meu bairro e quero organiza-la pois o ex-presidente desde do ano de 2004 quando a mesma foi fundada não desenvolvel nenhum tipo de atividades social junto a mesma.
Quais são os primeiros passos que devo tomar para que comece muito bem.
15 de Abril de 2011 às 2:13 |
Olá Itamaio, com 2 anos de experiência à frente de uma associação, mudei a minha forma de pensar em alguns pontos. Primeiro: é necessário pelo menos 3 pessoas ativamente envolvidas na associação para não sobrecarregar ninguém. Quanto mais gente você conseguir envolver na associação melhor. Depois, se acostume com a turma do “não vai dar”. O ser humano é assim mesmo, e são poucos que vão realmente dar força na hora que você precisar.
O importante é manter o foco que você está trabalhando para realizar melhorias e, acredite sempre na força que temos com boas idéias na cabeça.
Outra dica: o bom é inimigo do ótimo. Tente sempre simplificar da melhor maneira uma idéia. As idéias mais simples são melhor aceitas.
As associações tem uma tendencia a aumentar alguma idéia, tornando ela inviável.
Dito isto: Procure nas secretarias de seu município e na prefeitura informações sobre que tipo de projeto tem recebido apoio financeiro ou em estrutura. Se não te passarem a informação continue insistindo até encontrar.
As vezes, e não é raro, eles “escondem” as verbas disponíveis para apadrinhar conhecidos. Tem muito projeto apadrinhado nestes órgãos públicos que servem para pedir voto mais tarde. Um exemplo. O cara dá aulas de Judo, atende crianças carentes e recebe verba da prefeitura. Pode ser algo realmente feito com o coração ou algo feito para ganhar uns trocados a mais.
Aí tem algum conhecido na política que apadrinha o projeto. Fuja disto! Busque a informação que é sua melhor arma.
E faça isto sem comentar com o pessoal da associação que conseguiram um contato, etc. Só apresente o projeto quando a situação for para fazer de verdade.
18 de Abril de 2011 às 2:38 |
Oi sou Presidente de Bairro na Cidade de Porciúncula RJ interior do rio de janeiro ( Associação de Moradores do Bairro Olivia Peres Moreira ) amopem .
Quero trocar ideias pois somos uma associação que qualquer ideias é bem vinda , quero saber tambem sobre o direito que tem uma associação sobre a prefeitura agua , luz etc …
valeu e fica com DEUS
19 de Abril de 2011 às 21:09 |
Achei ótimo esse blog, estão de parabéns!!!
Estou assumindo uma Associação de Moradores, aluguei uma casa para ser a sede provisória, mas estou de olho no Centro Social do Bairro que está em estado de total abandono, com os vidros quebrados, cheio de mato e com uma família (sem teto) que se alojaram nos fundos.
Tem campinho de futebol, quadra de basquete, tudo abandonado e com o mato tomando conta, sendo lugar fácil para esconderijo de drogados.
A antiga diretoria já haviam pedido o espaço para o Prefeito, mas não obtiveram sucesso. A dúvida é: Será que ele pode negar o Centro Social para a Associação sendo que o local está totalmente abandonado pela prefeitura?
Estamos com Projetos para Escolinha de futebol, cursos de artesanatos, culinária, costura, trabalho com idosos, palestras…O local teria todo espaço que precisamos!!!
Desde já agradeço!
28 de Abril de 2011 às 14:53 |
Estou Presidente da AMAC Japeri RJ, tem alguma Associação de Moradores que recebe dinheiro dos poderes Publicos para custear despesas que as mesmas tem, ex, telefone , material de limpesa, passagem de onibus para participarem de conselhos municipais, para levarem os oficios até aos orgãos competente, participarem de reunioes fora dos municipios, isso tudo é custo. Gostaria de saber onde recorrer?
3 de Maio de 2011 às 0:31 |
Meua amigo você tem que ser universal mesmo!
Mutio obrigado.
3 de Maio de 2011 às 19:46 |
Sou Presidente da Associação ABECA, gostaria de saber se existe doação para pagamento de aluguel da sede da Associação.
Grata,
Maria de Fátima Almeida
9 de Maio de 2011 às 21:54 |
Gostei muito de assunto… estou fazendo uma pesquisa sobre associações de moradores, alem do que tambem to cursando Administração.
19 de Maio de 2011 às 20:55 |
Como pode-se ter informações sobre verbas disponíveis para uma Associação de Bairro e como pleitear para conseguir?
23 de Maio de 2011 às 13:00 |
bom dia !
Quero montar uma asociação de moradores do meu bairro olhosdágua em mairinque , qual o primeiro paso a fazer e quais os documentos que tenho que ter para confirmar junto aos asociados que é realmente uma associação.
Aguardo , obrigada.
23 de Maio de 2011 às 13:02 |
Bom Dia !
Quero montar uma associação de moradores do meu bairro olhosdágua em mairinque , qual o primeiro passo a fazer e quais os documentos que tenho que ter para confirmar junto aos associados que é realmente uma associação.
Aguardo , obrigada
30 de Agosto de 2011 às 22:27 |
Por favor apague a primeira pergunta ,pois a segunda esta correta.
Obrigada.
23 de Maio de 2011 às 20:02 |
Este Blog é de grande utilidade. Parabens!
1 de Junho de 2011 às 3:04 |
Gostei muito das explicações e orientações assim os presidentes das asssociações fican por dentro de tudo e como adeministrar uma associação e aonde conseguir recursos e as documentações necessarias para uma associção. Eu sou presidente da associação de Moradores Jardim Nova Campina, Campina Grande do Sul-PR
12 de Junho de 2011 às 3:55 |
Nem um projeto de Lei?, é tanto dinheiro espalhado pra tudo , será que não tem um dinheirinho para mater a instituição em funcionamento?
20 de Junho de 2011 às 14:13 |
Olha Joaquim, para conseguir recursos é um calvário. Mas não é impossível. Vale juntar pessoas para cobrar dos vereadores, deputados, senadores e membros do executivo recursos para as entidades.
Pedro
23 de Junho de 2011 às 23:34 |
Olá, boa noite. A partir do dia 1º de julho irei assumir a Associação e já tenho um projeto de Reciclagem que gostaria de apresentar a uma empresa de nossa região ou para Prefeitura.Poderia detalhar como faço para ter a FORÇA em conseguir que alguém compre este projeto através da associação? Para esta empresa haveria uma dedução no Imposto, pode detalhar o assunto? Quais as responsabilidades? obrigada!
17 de Julho de 2011 às 17:42 |
oi, sou de santo amaro do maranhão, aqui a historia não é diferente. Eu assumir uma associação em pleno abandono, a minha voltade e coragem é de conseguir recursos. para poder beneficiar a associação. não temos nenhum projeto encaminhado. mas gostaria muito de conseguir cursos básicos, para dar incentivos
aos moradores. como na area do esporte, cultura para jovens e adulto,cursos de manicure, corte e costura. entre outras coisa. e assim termino pedido uma orientação por onde começar . de ja contamos com sua colaboração
11 de Agosto de 2011 às 18:50 |
Oi Geni. Vamos por parte.
Os custos variam de região para região. Mas posso te dizer baseado no que fizemos na Associação de Moradores da Praia dos Amores:
– Montamos um campo de futebol society com Alambrado, traves novas, redes, grama, sistema de drenagem em espinha de peixe (na internet você encontra vários sites explicando este sistema) e iluminação – R$ 25.000,00 na estrutura do campo e R$ 7.000,00 de mão de obra aproximadamente. No nosso caso já tínhamos iluminação que é a parte mais cara. (R$ 9.000,00 dois postes com 4 holofotes.). Também tínhamos a área para o campo e alguma estrutura já pronta.
Grama – R$ 7.000,000
Holofotes – R$ 9.000,00
Terra e pedra fina e grossa para o sistema de drenagem – R$ 3.000,00
Alambrados – R$ 2.000,00 (tem uma variação de preços enorme)
Traves – R$ 1.200,00
Máquinário (escavadeira alugada, etc) – R$ 800,00
Quando o campo estiver pronto vai receber uma escolinha de Futebol para criançada. Contratamos uma pessoa que será responsável pela escolinha e pela manutenção do campo. Ele pode cobrar até R$ 40,00 de mensalidade por aluno.
Algumas empresas locais adotaram 40 vagas de crianças que não tem condições de pagar as mensalidades. A empresa repassa R$ 25,00 para o professor por aluno.
Porque fizemos assim? Porque a prefeitura (secretaria de esportes) não cedeu um professor do município. Achamos um jeitinho brasileiro para realizar a Escolinha. (1 ano de negociação com empresas).
Então, o melhor a fazer é colocar na ponta do lápis cada situação: Por exemplo. Curso de violão – quanto custa um professor dando aula 3 vezes na semana – quanto custa um violão simples “para estudo”. E assim por diante.
Quando vc tiver todos os custos., apresente na prefeitura, empresas, etc.
12 de Agosto de 2011 às 19:57
Olá, meu nome é Junaiara e sou estudante, escolhe como tema do meu TCC “As dificuldades enfrentadas pelas Associações de Moradores”, por favor, se puder enviar por e-mail algum material que possa me ajudar ou indicar um livro, fico grata. narinha221@hotmail.com
20 de Julho de 2011 às 15:18 |
Parabéns pelo blog. Informações importantes e que deve se democratizadas. Minhas dúvidas foram esclarecidas lendo as postagens!
Caso alguém tenha um projeto de cine clube, ou reprodução de filmes em palestras gerais, é bom ter um acervo de filmes. Eu tenho um blog, no qual reúno grandes filmes documentários sobre: sociologia, política, antropologia, movimentos sociais e etc.
Se permitir eu posto o endereço: http://www.documentariohoje.wordpress.com
30 de Julho de 2011 às 20:12 |
Adorei as questões apresentadas, estou como presidente de uma AM que existe ha 10 anos sem ser legalizada. Gostaria de saber quais as primeiras atitudes que devo tomar para conseguir legalizar.
Temos 4 porteiros trabalhando e gostaria de saber como fazer para assinar a carteiras deles o salário que devo pagar e a carga horaria.
11 de Agosto de 2011 às 17:52 |
Cara Deise, neste caso é melhor consultar um contador pois a situação varia de estado para estado (piso salarial, etc).
17 de Agosto de 2011 às 16:20 |
Caro Pedro Washington Almeida Junior,
temos uma associação mas a varios anos não existe eleição para a mesma, e o dito presidente, não admite sair da associação, já tentamos conversar diversas vezes, mas o mesmo insiste que foi ele quem deu inicio a mesma e por isto tem direito em fazer a eleição quando ele bem entender, o que podemos fazer?
5 de Setembro de 2011 às 1:06 |
Pedro Washington Almeida Junior, parabéns pelo blog. A direção da Confederação Nacional e as Federações Estaduais deveriam nos ajudar nessas empreitada, onde estão estas instituições? Qual é o papel das mesmas? Estamos desamparados. Poderíamos criar um Movimento Nacional para o Estado nos amparar com um minimo de ajuda direta. Criar um tipo de bolsa ajuda, de preferência que essa lei seja Federal. Quantos deputados, vereadores, senadores e até Presidentes, já foram eleitos com a ajuda de associações de moradores? As diretorias por desespero de causa pedem votos para essas pessoas, que até hoje nada votaram em favor das mesmas. Até quando ? Vou disponibilizar nosso blog. http://amacchacrinha.blogspot.com/2011/09/moradores-cuidem-do-bairro-somos-nos.html
10 de Setembro de 2011 às 2:08 |
Sou presidente da AUF de Feira de Santana Bahia, temos uma Creche Escola a19 anos, com 640 crianças de 3 à 14 anos temos convenio com a prefeitura,mais tenho um sonho conseguir vários cursos para minha comunidade para adolescentes e adultos, mais não sei como fazer. Se possivel mim ajude. Aguardo sua resposta
Abraços Léia
17 de Setembro de 2011 às 3:51 |
Olá boa noite, me chamo Geraldo resido em Teixeira de Freitas Bahia, estou Presidente da( acak-ses) Associação Comunitária de Moradores e Amigos dos BairrosKaikan Sul e Eixo Sul, já foi aprovado pela camara de vereadores o titulo de ultilidade pública estamos aguardando o prefeito sancionar,gostaria de receber maiores informações, projetos, ideias, alguma coisa que possa traser melhor comodidade qualidade de vida para o povo de nosso bairro. Agradeco a atenção e muito obrigado.
18 de Setembro de 2011 às 19:17 |
oi,, eu sou geni presidente da asociação de moradores de santo amaro do maranhão.quero aqui parabenizar pelo blog. eu fiz algumas perguntas e foi respondido com exelentes exemplos. quero aqui saber como nós presidents, enteresados por associaçoes podemos fazer para divulgar de uma forma platica nossas intidades.?
21 de Setembro de 2011 às 21:31 |
OLA BOA NOITE SOU O FABIO JUNIOR VICE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇAO DE MORADORES DO BAIRRO BATATAL GOSTARIA DE SABER COMO FAZER UMA BOA GESTAO PARA UMA COMUNIDADE CARENTE QUE ATENDA OS JOVES US ADULTO E OS IDOSOS NOOFERECEMO CINEMAE AULAS DE CAPOEIRA QUEREMOS TRABANHAR COM AULAS DE DANÇAPARA AS MENINAS .MENORES
23 de Setembro de 2011 às 22:29 |
http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/politica/prefeitura-repassa-mais-25-mil-reais-para-associa-es-de-moradores-1.572448
O Tempo > Política
04 de Agosto de 2011 – 17:27
PREFEITURA REPASSA MAIS 25 MIL REAIS PARA ASSOCIAÇÕES DE MORADORES
Durante essa semana, administração realizou a entrega de mais quatro subvenções sociais. Ao todo a Prefeitura repassará 81 mil reais para 20 entidades da cidade.
O Tempo
Joaçaba, 03.08.11- O prefeito Rafael Laske, acompanhado de autoridades locais, continua a realizar os repasses financeiros para diversas entidades sociais de Joaçaba. Ao todo a Administração irá repassar 81 mil reais em subvenções para 20 entidades, os repasses variam de dois até 10 mil reais. Nesta semana quatro associações de moradores receberam o repasse, totalizando 25 mil reais entregues pela Administração. “Estamos cumprindo com a nossa função que é de dar apoio a essas entidades e assim servindo de animadores de trabalhos com impacto direto na comunidade” falou o Prefeito.
A primeira entidade a receber o cheque das mãos do Prefeito, ao lado do vereador José Otávio Calliari Filho, (Tuti), foi a Associação de Moradores da Linha Bonitinho, que irá aplicar cerca de três mil reais em obras na comunidade, na sequencia aconteceu ainda o repasse de cinco mil reais para Associação de Moradores da linha Duas Casas, que usará os recursos para melhorias na entidade.
Ao lado do vereador Eloi Hoffelder, foi ainda entrega a Associação do Bairro Caetano Branco, recursos na ordem de sete mil reais. “Tenho certeza de que essa entidade irá aplicar com responsabilidade esse dinheiro em obras na comunidade. Fico feliz em ver que administração está cumprindo seu papel” destacou. Por fim foi a vez da Associação de Moradores da linha Ferreirinha, que recebeu 10 mil reais. O ato aconteceu na comunidade com a presença de lideranças comunitárias e do vereador Francisco Moreira Lopez. A expectativa da administração é que até o final do mês todas as subvenções sejam entregues. Em todos os casos, para receber os recursos, se fez necessários à regularização documental das entidades além é claro da prestação de contas, conforme determina a lei. Casos esses dois itens não sejam cumpridos, as entidades deverão devolver os recursos. “Atuamos com o nosso setor técnico, para evitar que isso aconteça. Tenho certeza que todas as 20 entidades irão aplicar corretamente os valores financeiros, beneficiando toda a comunidade” finalizar Laske, lembrando ainda o indispensável apoio da Câmara de Vereadores, que aprovou os repasses.
Associações de Moradores das linhas Ferrerinha, Duas Casas, Bonitinho e do Bairro Caetano Branco receberam nesta semana, repasses financeiros da Prefeitura.
Linha Bonitinho.
2 de Outubro de 2011 às 23:08 |
olá amigos, Sou presidente de uma Associação de Rádio Comunitária, gostaria de saber se nossa associação pode ser transformada em utilidade publica, por gentileza como podemos proceder junto ao municipio estado e união.
obrigado
3 de Outubro de 2011 às 18:55 |
Boa tarde estou presidente da associação comunitaria do povoado de Tatu-municipio de Novo Horizonte Bahia, gostaria de saber como eu conseguiria beneficios para essa associação?
Me responda por e-mail se possivel associacaodotu@gmail.com.
9 de Outubro de 2011 às 0:22 |
Estou a três anos pedindo ao Prefeito de minha cidade um terreno para a nossa associação,no entanto o mesmo a lega que a prefeitura não pode comprar por que seria inlegal e que o mesmo poderia ser preso.Pergunto é verdade?gostaria que vcs me ajudassem esclarecer.
Gilson Presidente
2 de Novembro de 2011 às 0:09 |
Eu havia postado que estava dando entrada no CNPJ da AMRCBr. O recurso para pagar o cartório foi conseguido de um candidato a deputado estadual, no período eleitoral 2010. Este, entretanto, não foi eleito. A AMRCBr agora, já legalmente constituída, precisa de um espaço físico. Já temos um terreno e elaboramos um croquí de um prédio com três pav.(térreo/1º e 2º pav.) com previsão de um salão de reuniões com banheiros masc./fem., copa e depósito; duas salas de aula; um laboratório de informática; uma biblioteca e um escritório. A dificuldade está em conseguir alguém para transformar essa ideia em um projeto completo, que possa ser registrado no CREA/PA, e os recursos financeiros a fim de executá-lo para, a partir daí, elaborar projetos sociais para crianças e jovens das famílias carentes da Comunidade. Se alguém puder me orientar melhor, eu agradeço.
Gilberto – Presidente da Associação de Moradores do Residencial Costa Brasil, bairro Parque Verde, Belém-Pará.
5 de Novembro de 2011 às 18:50 |
sou presidente de amigos de bairro meu nome é raquel. gostaria de saber se no estatuto consta a reeleição, uma vez que nao tem ninguem interessada em assumir a sociedade, o que fazer?
ou é a nossa chapa ou a sociedade irá acabar?obrigada
6 de Novembro de 2011 às 0:14 |
Sou Pedro Paulo dos Santos Souza, presidente da AMBAV- Associação de Moradores do Bairro Aviso, município de Linhares/ES, e gostaria de manter um parcerias, ideias e forma de cada dia melhorar nosso atendimento e relacionamento com a comunidade. Um grande abraço.
visite nosso site.: www. ambavlinhares.com.br
hotmail.: ambav.linhares@hotmail.com
13 de Novembro de 2011 às 10:08 |
OLA SOU O FABIO JUNIOR O VICE PRESIDENTE DA AMOB ATULMENTE ESTOU OCUPANDO O CARGO DE PRESIDENTE GOATARIA DE SUGESTOES PARA FAZER UMA BOA ADIMINITRACAO CENM A TRIBUIÇAO DE CESTA BASICA===AMOBLDAMOB@YMAIL.COM
18 de Novembro de 2011 às 23:23 |
Olá, sou Paulo Laudelino da Silva, fui eleito presidente do meu bairro 4m 04/10/11 e,nossa associação de moradores é nova e ainda não tem o cnpj,. como fazer para adquiri-lo sem oneração?
24 de Novembro de 2011 às 12:39 |
Já fui presidente de uma determinada associação de moradores, o estatuto da mesma diz que para direito a voto nas eleições para escolha do novo presidente e diretoria executiva, o associado deve está em dia com seus deveres junto a tesouraria. Mas como alguns candidatos queriam se eleger a qualquer modo, com finalidade de usar a associação como meio político. Tal prática não pode ser feita dentro de uma associação, que visa fins filantrópicos. Pois bem, então, foi aprovado em ata por maioria dos presentes numa determinada reunião, há mais de 5 anos, que teria direito ao voto o associado que estiver em dia com a tesouraria e fosse sócio pelo menos há 3 meses. Só que um determinado candidato, que é o atual presidente e candidato a reeleição, levou na última asssembléia 23 parentes e amigos dele e estas pessoas se filiaram como sócios e foi aprovado que estes novos sócios teriam direito ao voto nas eleições do Mês que vem (05/12/11). Minha pergunta: Esta prática é lícita? Não deveria ser convocado a assembléia de associados em dia específico para mudar o estatuto? Há 30 dias das eleçções pode-se ferir o que foi registrato em ata anteriormente para favorecimento nas eleições da associação?
Aguardo resposta com urgência no e-mail: wilsonmouta@hotmail.com
24 de Novembro de 2011 às 12:47 |
bom dia…como vejo este tema “associação” nos deixe com muitas duvidas, li varios perguntas e resposta em seu blog, e vejo que sempre ha uma duvida…eu tambem sou presidente de uma associação de bairro, sendo que ela ja existe a muito tempo, só que os presidente anteriores não vez nem um trabaho social para o bairro, ou com os asociados, eu quero fazer diferente, e preciso de ajuda, ideias de açoe que se possa ta realizado no bairro, fico grato se vc poder mim ajudar abraço.
24 de Novembro de 2011 às 13:50 |
fasso parte de uma associação muito carente da minha cidade, e gostaria de saber com conseguir doações, oficina, que a própria associação entre com sua mão de obra, associação já é registrada, tem CNPJ. , já temos o local já temos os representantes desta associação . me oriente, pelo amor de deus, ajude-me solucionar este mal pela raiz. origada gil
24 de Novembro de 2011 às 13:52 |
fasso parte de uma associação muito carente da minha cidade, e gostaria de saber com conseguir doações, oficina, que a própria associação entre com sua mão de obra, associação já é registrada, tem CNPJ. , já temos o local já temos os representantes desta associação . me oriente, pelo amor de deus, ajude-me solucionar este este problema obrigada gil
27 de Novembro de 2011 às 3:14 |
Parabéns a todos os Presidentes de Associações de Moradores do nosso querido Brasil, li todas as perguntas de vocêis e percebi que realmente estão enteressados nas comunidades, continuem assim. ROCHA Presidente da FAMEP – Federação das Associações de Moradores do Estado do Paraná.
30 de Novembro de 2011 às 16:56 |
Caro Rocha. Sempre que precisar postar informações sobre associações neste espaço, fique à vontade. A troca de informações tem servido para muita gente.
27 de Novembro de 2011 às 16:19 |
Pessoal
em minha cidade os políticos são incompetentes (não tem visão e nem vontade para fazer) porem o dinheiro esta lá, o povo mito simples se contenta com resposta não em quase tudo, porem queremos mudar isso pois o desenvolvimento da cidade não é brinquedo e não pode ficar nas mãos de incompetentes ainda mais quando estes são mandantes da administração , por isso quero criar uma associação sem fins lucrativos(voluntaria) com um representante de cada bairro para fiscalizar sessões de câmara participar e solicitar melhorias em seus bairros e receber pedidos da população do bairro em que moram, pelo motivo que aqui os políticos só vão nos bairros na época de eleição, e aqui não tem associação de bairro em nenhum bairro, gostaria de saber se é permitido por lei criar uma associação de bairros para fiscalizar políticos ,cobrar, manter a população informada sobre o que acontece na câmara e prefeitura,protocolar melhorias enfim cobrar os direitos , e cobrar os direitos de quem não sabe que é permitido isso . a associação não terá nenhum lucro,alem da criação de um jornal local com uma sulfite para informar a população do nosso trabalho alem de informar a todos . é permitido por lei? Pode nos ajudar voluntariamente ? ….
2 de Dezembro de 2011 às 15:33 |
gostaria que vceis informaceis sobre como organizar uma associação de barrios.como oferecer melhores condições as associados. como cursos de varias modalidades tanto para criança, adolescentes e adultos.familia carentes.tambem gostaria de saber como adquirir doações , oficina como melhorar a comunidade com projetos bem que venha ter comprovação das pessoas sofridas com tanta violência.e as drogas desmoralizando associedade. vamos mudar ajude-nos .
8 de Dezembro de 2011 às 0:04 |
olâ, caros.
gostaria de saber se existe alguma modelo de documentação padronizada para a associação de uma pessoa na associação.
se existe informar onde posso conseguir esta documentação
18 de Dezembro de 2011 às 0:11 |
Sou Presidente da Nossa Cauma Brasil do estado do Paraná com sede em Curitiba, desenvolvo trabalhos sociais em varios bairros e municipios de combate as drogas, violência domêstica através de palestras educativas.
estamos executando treinamento pessoal para nova liderança em ação social, você que desejar e morar em curitba ou no Paraná, estamos a disposição de lhe tornar um lider novo em sua comunidade.
contato JJ (41) 3227 0591 / 9123 6676 /
e-mail: nossacaumabrasil@yahoo.com.br no TWITTER procure @JJPRESIDENT_NCB E FAÇA A DIFERENÇA NA SUA CIDADE.
27 de Dezembro de 2011 às 2:38 |
Sou vice presidente de uma associação e gostaria de ter uma dica como planejar um ano de atividades na associação, tipo um planilha , por gentlieza teria algum modelo?
27 de Dezembro de 2011 às 16:45 |
As Federaçãoes não compartiham informações com a s associações como capitar recurso. Temos que andar sozinhos. As associações estão abandonadas. Onde não tem dinheiro não há interce.
27 de Dezembro de 2011 às 16:50 |
“A situação de nosso povoado tem melhorado nos últimos tempos mas ainda é preciso muito mais para que possamos viver melhor. A Consocial foi a oportunidade perfeita para que a gente pudesse ser ouvido e entender como cobrar da prefeitura aquilo que é melhor para todos nós”.
Sebastião Andrade – Vice-presidente da Associação de Moradores do povoado de ‘Saco das Varas’ – Município de Muribeca/ SE
http://www.consocial.cgu.gov.br/
Procure sua prefeitura e veja se a amesma está se mobilizando para a consosial.
28 de Dezembro de 2011 às 12:15 |
Como devo fazer,quais as etapas para solicitar recursos via titulo de utilidade publica estadual e que tipo de recursos podemos solicitar?
2 de Janeiro de 2012 às 0:04 |
Nós pegamos a Associação com o Estatuto muito antigo, gostaríamos de saber se existe a possibilidade de reforma e como proceder?
9 de Janeiro de 2012 às 16:12 |
Boa tarde!
Sou Nathanael de MT Várzea Grande Pres. do bairro Julio Domingos e estou começando agora e gostaria da ajuda de todos que conhece e sabe um pouco para me ensinar mais porque tenho umas duvidas .
Aqui tem a construtora que fez as casas queria saber se é a ela que eu poderia conversar sobre um terreno para implantação de uma base da policia militar ate por que o nosso bairro ficou afastado de muitas coisas e a maioria dos morados saem de manhã 05:00 para seus fins e só retornam a suas residencia a noite 20:00 e então isso facilita muito a ação dos bandidos.
Gostaria de saber então se eu posso conversar com a construtora ou tem alguma outra forma de conseguir a implantação da PM ?
25 de Janeiro de 2012 às 16:25 |
Sou presidente de uma associação, por favor, quem possa me responder, alguém tem um modelo de pedido de verba ou doação para um órgão público, por exemplo, para um governo.
26 de Janeiro de 2012 às 1:43 |
Bom, o primeiro passo é saber se a Prefeitura tem algum terreno no seu bairro, depois procure a assessoria juridica da câmara municipal que eles podem te orientar como enviar um projeto de lei com a sua solicitação
28 de Janeiro de 2012 às 23:22 |
A união dos moradores da cidade são pedro,tem um belo trabalho
implantamos a coleta seletiva no nosso bairro fizemos hortas comunitária temos projetos viva leite para as criançãs e para os idosos,fora centenas de projetos em andamente.visite o nosso site
28 de Janeiro de 2012 às 23:28 |
A nossa entidade e carente de uma geladeira para armazena o leite das familias mais carente aqueles que não tem um local para guardarem o seu produlto assim vindo pegar todos os dias um litro na sede social visite o nosso site http://www.uniaosaopedro.whradio.net
28 de Janeiro de 2012 às 23:43 |
sou presidente, da união dos moradores da cidade são pedro.
em santana de parnaiba e digo aos golegas presidentes de entidades,que o melhor geito de -se gonseguir verba e promovendo, bingos bazares e outros tipos evento etc.
sem mais para o momento, Antonio pereira feitosa, presidente.
5 de Fevereiro de 2012 às 2:13 |
Temos uma associação cujo ojetivo é a recuperação de dependentes químicos. estamos precisando receber verbas federais ou estaduais para concuirmos as obras da casa de recuperação. Já possuimos CNPJ e registros, o que devemos fazer agora?
5 de Fevereiro de 2012 às 18:40 |
Cristina, existem editais abertos para esta finalidade, vale a pena consultar na internet se já estiver com o projeto pronto, se não tiver, desenhe seu projeto e fique atenta, tem sempre boas oportunidades.Boa Sorte!
7 de Fevereiro de 2012 às 23:15 |
oi gostaria de saber se uma pessoa que não tem moradia propria no bairro que concorre pode assumir caso seja eleito ]
desde já agradeço pela atenção
8 de Fevereiro de 2012 às 20:18 |
olá eu também sou presidente de uma associação de estudantes universitarios, e o nosso objetivo e conseguir comprar ujm transporte para nós deslocarmos para a cidade que tem faculdade porque a nossa não possue faculdade, gostaria de saber como posso proceder para adquirir um local de sede da prefeitura, e um trasnporte. qua tipo de projeto posso fazer para conseguir esse objetivo.
9 de Fevereiro de 2012 às 23:29 |
oi gostaria de saber como receber essetitulos para asscociações ..
como faço pra conseguir recusros para uma associção..
sou presidente de uma comunidade mas sem fins lucrativos .
mim ajudem a encontrar uma solução para receber algum benefico agradeço a compreensão …agurdo retorno..
12 de Fevereiro de 2012 às 15:54 |
Olá, meu nome é Maria Orlany, visitei este blog e obtive boas notícias sobre associações comunitárias. Faço parte de uma no distrito de Divinópolis-Cajazeiras-PB que ficou inativa por um longo período e agora está tentando se soerguer, mas não tem recursos financeiros para a recuperação do espaço físico. Como elaborar um projeto para usar esse espaço em benefício da comunidade local, para a realização de encontros, palestras, eventos sociais. Estamos em dia com as obrigações sociais, porém precisamos de orientações de como conseguir recursos!!!
14 de Fevereiro de 2012 às 17:41 |
Caro Pedro Washington sou Presidente da ACAJAMAN(Associação Cultural e Agricola dos JOvens Ambientalistas de Alagoa Nova…A nossa entidade presta serviços sociais a crianças e familiares a crianças de comunidade de riscos psico social alem dom nosso trabalho com Jovens e valorização do municipe e resgate a cultura municipal e o nosso maior problema e justamente a falta de apoio aos projetos estamos tentado buscar o resgistro municipal mais temos um problema com a questão politiqueira do nosso municipio e vereadores analfabetos da cituação…(Gostaria de saber se a entidade pode entrar com o pedido na camara ou se pode pedir o registro direto ao prefeito? e se aprovado temos que criar projetos de lei que destinem recursos para entidae?)
E como conseguir apoio e informações de como conseguir recursos…
22 de Fevereiro de 2012 às 17:54 |
olá, seguidores desse blog, otimo valeu obtive informaçoes valiosas, abraço a todos.
edivaldo soares – arcos mg
25 de Fevereiro de 2012 às 17:02 |
Olá,lideres comunitarios;amei esse blog,pois recebi muitas orientações sobre benefio a uma associação de Utilidade Pública,o porque uma instituição sem fins lucrativos os membros da diretoria, não poderam ser remunerados, acho uma injustiça,porque geralmente são pessoas de baixa renda,com pouco recurso , que dedicam tempo em prol da sua comunidade,e se pudesse receber uma gratificação se dedicaria mais, é muito melhor seria seu desempenho,Vcs não acham….. isso digo para aquelas associações que tem investimentos em projetos de geração de renda e outros. Sou apaixonada por liderança comunitária , associações que o principal objetivo é buscar melhoria emprol dacomunidade local.Parabens!!! se quiserem fazer contato.
2 de Março de 2012 às 1:29 |
pois acho legal que vc preucure o prefeito pois ele pode mandar a proposta para a camara e convercer os vereadores a votar o projento . valeu
6 de Março de 2012 às 17:30 |
LI TODOS OS POST E NADA DE DIFERENTE, PARABENS AQUELAS QUE COMPRAM E VEDEM COISAS(MATERIAL RECICLAVEL) E OUTRAS COISAS.
O QUE PRECISAMOS É UMA RENDA PERMANENTE PARA MATER A INSTITUIÇÃO COM AS PORTAS ABERTAS E ISSO TEM CUSTO.
VAMOS FAZER UM PREBICITO NO BAIRRO, SE OS MORADORES CONCORDAM QUE A PREFEITURA REPASSE UM PERCENTUAL DO (IPTU, OU OUTRO IMPOSTO COBRADO) PARA A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES,EM LEI MUNICIPAL.
É CLARO QUE PRESTAREMOS CONTA E QUEREMOS SER FISCALIZADOS POR QUALQUER PODER.
12 de Março de 2012 às 13:00 |
Representando a Associação de Moradores do Bairro Campestre, o presidente Aldino Schussler, o Tesoureiro, João Pedro Alves de Lima, e a Secretária Carlene Inês Kohlrausch receberam, nesta semana (17), repasse no valor de R$ 4 mil reais.
http://www.taquara.com.br/home/show_page.asp?id_SHOW_noticia=3830&user=&id_CONTEUDO=2712&codID_CAT=817&imgCAT=&editorial=Obras&categoria=Not%EDcias
12 de Março de 2012 às 13:02
Na última quinta-feira, 03, o Prefeito Toshio Misato assinou Convênio com a Associação de Moradores do Jardim Itajubi, que estabelece o repasse de verba para manutenção do espaço social da Sede da Entidade, composto por quadra, vestiários, campo de futebol, telas e alambrados, entre outros.
http://www.ourinhos.sp.gov.br/noticia/8317/Prefeitura+assina+Convenio+com+Associacao+de+Moradores+do+Jardim+Itajubi
12 de Março de 2012 às 13:08
Autoriza o Poder Executivo a efetuar repasse financeiro até o valor de R$ 5.000,00 em prol da entidade sem fins lucrativos Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Isack Vanin.
http://dioe.guaira.pr.gov.br/?pg=leis&page=12
12 de Março de 2012 às 13:10
O convênio celebrado entre a PREFEITURA e a ASSOCIAÇÃO tem por objeto “Ação Sócio Educativa de Apoio às famílias carentes”, de responsabilidade da ASSOCIAÇÃO para atender um total de 205 familias. O valor do convênio era de R$ 24.600,00, dividido em 12 párcelas de R$ 2.050,00.
http://omatiense.com/?p=178
12 de Março de 2012 às 13:13
Entre as indicações estão, por exemplo, o repasse de R$ 20 mil para a Associação Atlética Serrana. Para outras entidades, como a Associação de Moradores de Linha Giotto, o repasse foi de R$ 2 mil.
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Pol%EDtica&newsID=a3687193.xml
12 de Março de 2012 às 13:15
A prefeitura de Divinolândia fez o repasse de dois computadores à Associação dos Moradores do Bairro Campestrinho. As máquinas foram doadas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do Deputado Barros Munhoz.
http://www.portalgrama.com/index.php?option=com_content&view=article&id=147:divinolandia-prefeitura-repassa-computadores-a-associacao-dos-moradores-do-bairro-campestrinho-&catid=8:noticias
12 de Março de 2012 às 13:17
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da Unidade 11, com sede em Fernandópolis, está questionando o repasse de R$ 28.310,49, feito pela Prefeitura de Jales, para a Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional José Antonio Caparroz Bogaz- Jacb 1.
http://cardosinho.blog.br/administracao/tce-questiona-repasse-de-r-28-mil-para-associacao-de-moradores-do-jacb/
6 de Março de 2012 às 18:10 |
EM nosso município, as instituições que são cadastradas recebem uma subvenção que vem da prefeitura, atualmente o valor é de 2 mil reais anuais. Mas isso depende da apresentação de um plano de trabalho, onde você coloca tudo que você quer fazer com o dinheiro,da aprovação da Câmara de vereadores e da prestação de contas do ano anterior. Se a associação não apresentar a documentação ou se ela não for aprovada , ela não tem direito de receber no ano seguinte.
8 de Março de 2012 às 3:02 |
Olá Boa noite me chamo Geraldo estou presidente da Associação Comunitária de moradores do bairro Kaikan sul e Eixo Sul estou gostaria de saber se existe algum cadastro nacional que as associações possam se cadastrar e de certa forma se manterem enformada de beneficios ou de outras situações.
Obrigado
Geraldo do Rosario Gomes
presidente
8 de Março de 2012 às 12:32 |
Olá Geraldo, se sua associação presta serviços de assistência social, você deve cadastrá-la na Secretaria de Assistência Social do seu Município e existem alguns benefícios no MDS, vale à pena dar uma olhada no site.Mas o que tem funcionado mais é através de Projetos Sociais enviados para editais. Um projeto bem escrito pode beneficiar muito sua comunidade. Abraços.
13 de Março de 2012 às 13:30 |
Bom dia, me chamo Marta e estou formando uma chapa para concorer a presidencia do meu bairro, Alta floresta I em Ladário mato grosso do sul e gostaria de saber como posso estar apresentando essa chapa , através de oficio ou requerimento? se puder me da umas dicas de como fazer agradeço.
E como posso estar redigindo esse documento?
Obrigada
14 de Março de 2012 às 15:58 |
o lá pessoal eu queria saber passo a passo sobre uma associação, porque eu me interessei agora, porque tenho visto o que os politicos tenho feito com as associações do meu municípios, os presidentes são todos leigo, que ñ conhece nada dos seus diretos de suas associações. eu visitei uma desças, fiquei muitos chateado em ver a documentação, ainda foi os documentos que fizeram os projetos, como é zona rural, foi um poço artesiano, duas casas de farinha, e varias fosses sanitárias. e foram desviados, eu tou com pouco tempo que voltei p/ minha cidade, e tenho falado nas comunidades que vamos mudar essas situações porque eles tem sido muito maçacrodos por isso estou pedindo ajuda de vocês para ajudar, como posso fazer ou começar, para conseguir os recurso e p/ melhorar minhas comunidades, desde já quero agradecer pelo que vocês vão me ajudar.
21 de Março de 2012 às 1:41 |
PARA NOS ORIENTAR, VAMOS NOS MOBILIZAR NO FACE BOOK.
TEMOS QUE TER DINHEIRO PARA MANTER AS ASSOCIACOES DE PORTAS ABERTAS, ONDE ESTA A CONFEDERACAO E AS FEDERACOES ESTADUAIS PARA ATENDER A SOCIEDADE.
21 de Março de 2012 às 1:48 |
ONDE ESTA CONFEDERACAO E AS FEDERACOES ESTADUAIS PARA PARA NOS ORIENTAR.
TEMOS QUE TER DINHEIRO PARA MANTER AS SEDES DAS ASSOCIACOES DE PORTAS ABERTAS.
VAMOS FAZER UM MOVIMENTO NO FACE BOOK.
TEM QUE TER UMA LEI, QUE NOS GARATA ESSE DIREITO.
28 de Março de 2012 às 23:19 |
boa noite amigos estou retornando os trabalhos na associaçao aqui do meu bairro depois de oito anos fechada queria receber a ajuda de vaces de como eu posso faazer para verbas para começar os trabalhos..obrigado .guilherme campos
29 de Março de 2012 às 16:04 |
Guilherme Campos você tem que ver como está a documentação, inclusive como está o CNPJ junto à Receita Federal, se a associação não tem pendências, é a primeira atividade.
7 de Novembro de 2014 às 1:00 |
Boa noite amigos ,ótimo saite , tira varias duvidas … obrigado